folder


Palavras do Aluno
O Teatro, na Escola Livre Porto Cuiabá, realizado desde 1995, é incluso no currículo escolar no 8º e no 12º ano, trazendo obras significativas da literatura Universal e Nacional.
A escola conhece o momento em que o jovem se encontra. Esse período é chamado de terceiro setênio, fase que se inicia aos 14 e finda aos 21 anos, em que as mudanças físicas e psicológicas abruptas são facilmente percebidas. Uma delas é a busca por um ideal que, uma vez encontrado, traz a vontade de gritá-lo para o mundo que se torna cada vez mais compreensível.
Com isso, o jovem vai se lapidando, buscando fontes, exemplos e conceitos sobre justiça, verdade, honra, sonhos e liberdade que vão consolidando ao longo do tempo. Vemos aí um pássaro que diante de tão grande céu, busca alçar voo, descobrindo o seu verdadeiro Eu!
Nesse momento, fica clara a intenção do Teatro!
Com muito esforço e garra, professores e alunos, imbuídos do mesmo sentimento, passam para o público seus anseios. Nessa época, todos se unem, dividindo tarefas, criando e recriando, ajudando e sendo ajudados, até chegarem ao aplauso final do quarto dia, como um passo a mais dado para a concretização do objetivo comum, que é a formação de seres despertos para o mundo.

AUTOR
Alfredo Dias Gomes (1922-1999), um dramaturgo de enorme popularidade, escreveu inúmeros clássicos, apresentados não só no teatro, como também no cinema e na televisão, atingindo o grande público. Foi detentor de vários prêmios, desde 1939. Vale ressaltar que ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes em 1962, com uma de suas grandes obras adaptada ao cinema, a peça O Pagador de Promessas, encenada no mundo inteiro.
Sempre perseguido por governos totalitários, diversos textos seus foram negociados com a TV, em nome de seus colegas, assim como foi demitido das rádios em que trabalhou. Lutando pela liberdade de expressão, teve várias de suas peças censuradas – O Berço do Herói, A revolução dos Beatos, A Invasão e outras. Mas não parou sua produção teatral. A partir de 1969, passou a escrever novelas para Rede Globo, a exemplo da peça Roque Santeiro que, adaptada para TV, só pode ser liberada para apresentação, após 10 anos de censura. O Bem Amado, Saramandaia, Bandeira2, O Santo Inquérito, são algumas das novelas de sucesso, na TV, assim como as séries Carga Pesada e Decadência. 
Tornou-se o mais importante dos novelistas, levando a observação da realidade brasileira e mistura de realismo e fantasia que caracterizam sua obra teatral.

OBRA
Do misticismo à tomada de consciência social, um representante do povo simples vive seu processo de conscientização em meio a um jogo de interesses, corrupção e manipulação do poder para benefício próprio. Soltando a imaginação e também trazendo alguns elementos verídicos, Dias Gomes, em A Revolução dos Beatos, apresenta aspectos contrastantes de um determinado grupo humano, a simpatia pelos humildes e a dialética da transformação da sociedade.
 A fabulização de certo episódio de fanatismo religioso, ocorrido no Ceará, retrata o estágio de subdesenvolvimento cultural do Brasil. Segundo o autor, é uma tentativa de Teatro Popular, que também é político.

SINOPSE
Numa terra do Sertão do Ceará, em que milagres atribuídos ao “Padrim” Padre Cícero se realizam, é constante a presença de romeiros, de penitentes, beatos, fanáticos, do povo sofrido em busca de solução milagrosa para seus males. Um ambiente favorável para que a ganância de plantão, na personagem do Dr. Floro, atinja  o poder, pela manipulação da fé cega que toma conta da gente simples e ingênua. Um lugar em que tudo pode acontecer!
Pois eis que também Bastião que ama Zabelinha, mulher casada, repentinamente vê seus desejos satisfeitos por obra... por intercessão de um milagreiro nunca antes visto!!! Inacreditável! Confira.

AGRADECIMENTOS
A todos que auxiliaram-nos, direta ou indiretamente, para que pudéssemos oferecer o melhor de nós neste trabalho, nosso carinhoso afeto.
Ao público que nos prestigia com sua presença, nosso sincero abraço.
A Deus que nos impulsionou, através de Seu caloroso Amor, nossa eterna gratidão!
  
PENSAMENTOS DA TURMA
Se há algo que queira muito, avalie se é possível. Se houver uma possibilidade, mesmo que mínima, invista tudo que tiver nisso, sem desistir. Com o tempo, os obstáculos se tornam aliados e a recompensa pelo esforço fará tudo valer a pena.
Luigi

É chegada a hora do espetáculo! Estamos todos contentes, pois nos preparamos durante meses para esse dia. Com base de muita força e dedicação, concluímos esta peça que é um presente nosso a vocês. Obrigado por terem vindo e aproveitem!!!
Noel

O Teatro é uma experiência única que une o grupo em prol de um objetivo comum: realizar o melhor espetáculo possível. Para mim, o mais importante é produzir uma peça que, de alguma forma, contribua para um mundo melhor.
Régis

Mais uma fase se completa em nossas vidas, mais um desafio foi vencido, mais uma meta foi alcançada. Isso é o Teatro e o que ele proporciona: a oportunidade de superar-se, surpreender-se, de refletir e divertir-se.
André

Conhecer a si própria é uma tarefa difícil, pois precisa de muita força de vontade e dedicação, para superar as limitações. A atividade teatral deu-me a oportunidade de explorar mais a mim mesma, ajudando-me a encarar os obstáculos surgidos.
Alice

O Teatro, para mim, foi uma experiência única, possibilitando a união de várias pessoas em uma atividade alegre, onde corrigimos nossos erros, praticamos em harmonia e com determinação, vencemos nossos medos e agora seguimos mais felizes.
Rafael

Após tanto trabalho e desafios, podemos dizer que está quase “perfeito”. Digo quase, porque esta é a única palavra que nos traz a vontade de seguir em frente, buscar novos horizontes e novos desafios. A única que pode mostrar que sempre somos capazes de mais. Com esse sentimento, moldamos a nós mesmos e a tudo em nossa volta, percebendo que nunca é tarde para tentar algo novo.
Luana

Para alcançar nosso objetivo, enfrentamos um longo caminho. Nele havia difíceis obstáculos, como o medo, a timidez, a insegurança, a angústia, o estresse e a ansiedade. Conforme fomos caminhando, superamos com muito esforço cada dificuldade que encontramos, transformando-a em alegria, diversão e companheirismo. No final, percebemos nossa maior vitória: a construção do Teatro. Com ele, levaremos os ensinamentos que aprendemos, para a vida inteira.
Amanda

O Teatro foi, para mim, uma imensa oportunidade para lidar com valores e culturas, principalmente com a vida. É muito bom descobrir e vivenciar que sou capaz de superar meus limites e enfrentar barreiras, mesmo com as dificuldades que a vida apresenta.
Sofia

O Teatro é algo único. Uma oportunidade de expressar-nos, de libertar-nos, de contagiar o próximo com nosso amor e alegria. Com esse gesto conhecemos melhor nosso amigo, nosso amigo tímido que não se socializava e que, com o decorrer dos ensaios, começou a envolver-se com nosso entusiasmo. É gratificante ver sua transformação. E é através do meu personagem que vou contagiar com minha alegria!
Ricardo

O Teatro significou, para mim, superação, pois tinha que tomar coragem e fazer algo a que não estava acostumado. Perder a vergonha, uma coisa que tive que aprender. Sou muito tímido. Ajudou-me muito!
Gabriel

O Teatro, para nossa turma, está sendo maravilhoso, pois ajuda-nos a superar obstáculos, tanto pessoais quanto em grupo. Para mim, é uma ótima oportunidade de perder o medo e vencer minha timidez. Deste teatro, tenho certeza de que todos vamos nos lembrar para o resto de nossas vidas. Pois todos estamos vendo do que somos capazes e de como um simples personagem pode mudar uma pessoa.
Thatyane

Medo e desafios são os obstáculos que cada um tem na vida, e que são fundamentais, pois eles nos fazem procurar superar-nos e melhorar cada vez mais. Quando vencidos, podemos orgulhar-nos de nós mesmos por não desistir, por aprender que nada, nem ninguém, vai fazer-nos abandonar nossos sonhos. Acreditemos em nós! Por mais difícil que seja, somos capazes.
Ederson

O Teatro é uma oportunidade para se perceber do que se é realmente capaz, aprendendo cada dia mais com os próprios erros, que não eram vistos. Isso porque existem pessoas dispostas a ajudá-lo, pois somos seres humanos! Nada nessa vida é perfeito, mas podemos procurar fazer as coisas da melhor forma possível, agradando a nós mesmos e ao próximo. O Teatro possibilita-nos esse aprendizado, sendo uma dinâmica construtiva para a vida inteira. Só tenho agradecer a todos por tudo. Obrigado!
Paulo Henrique

 O Teatro do décimo segundo ano é, sobretudo, uma oportunidade de amadurecimento. Vejo as dificuldades e a responsabilidade diante dele e a satisfação lograda, após sua execução bem feita (fruto do esforço), como uma lição de vida; lição sobre a postura tomada diante de desafios, o companheirismo, o ultrapassamento dos obstáculos, não importa o quão grande sejam, e o autoconhecimento.
Thomás

No caminho que percorri até aqui, pude observar ao meu redor: de um lado estavam meus amigos, para ajudar a superar meus medos; do outro, todos os pais que, com seu esforço, fizeram os simples detalhes ficarem belos; à minha frente, professores que deram motivação para “mover a ação “do nosso grupo; atrás, todos alunos e funcionários que nos incentivaram a realizar essa peça  e no meio, o EU que, como o sol, irradia energias positivas. Cada um de nós somos capazes de realizar aquilo que queremos, basta acreditar em nós mesmos!
Evelyn

É difícil expressar o que estou sentindo em relação ao Teatro, sem me emocionar. Foi um desafio entregue à turma, o qual aceitamos enfrentar juntos. Também o medo e a insegurança de alguns, o que com o tempo foi passando. No decorrer dos ensaios, os olhares perdidos foram diminuindo e cada um buscou dar o melhor de si. Barreiras foram superadas de diversas formas. Aprendemos a confiar uns nos outros e a enxergar melhor as qualidades de cada um. Hoje, nos olhamos de uma forma diferente, seguros do que vamos fazer e do que estamos dispostos a passar para quem vier nos assistir. A parte mais difícil é chegar ao final e perceber a saudade imensa que vamos sentir dessa fase incrível, que a vida nos deu como oportunidade para participar. Gratidão a cada um, pois o Teatro me ajudou a crescer e a querer dar o meu melhor todos os dias. Levarei cada um dentro do meu coração... Sou feliz por ser desta turma maravilhosa!
Michaela

O Teatro é uma oportunidade de aprimoramento intelectual. Nós nos doamos em prol do grupo e nos motivamos em busca de um bom resultado. O cansaço passa despercebido, à medida que o grande dia se aproxima. A expectativa desnorteante proporciona motivação e a motivação é contagiante. Portanto, o Teatro é um ciclo onde se recebe aquilo que se dá, onde crescemos a cada cena e nos conhecemos a cada ato.
Pedro

Qual é a marca que quero deixar no mundo? Parece uma pergunta fácil de responder. É daquele tipo que se responde aos poucos, com o passar do tempo, no final de alguns meses de ensaio, até o último dia de apresentação de uma peça de teatro, por exemplo. A experiência é incrível, única e singular- desdobrar-se, superar seus medos... Sei que vou sentir falta disso tudo, dos amigos, das brincadeiras, conversas, será uma saudade gostosa. Como dizem: “A união faz a força!” e sem esses dois elementos, não faríamos do teatro algo memorável. Cada encenação, aquecimento, leitura da peça, escolha dos personagens, o friozinho na barriga, o encerramento, me fazem ser mais segura e confiante e ter mais certeza de que nada acontece por acaso.
Carolina




Personagens
09 e 11/06
 (5ªf e sáb.)               
10 e 12/06
(6ªf.   e Dom.)

               Pe. Cícero      
Thomas
Luigi
Bastião
Ricardo
Régis
Zabelinha
Sofia
Alice
Mocinha
Amanda
Evelyn
Floro
Pedro
Rafael
Mateus
Paulo
Noel
Beato da Cruz
André
Ederson
Vaqueiro
Ederson
Ricardo
Fanático
Régis
Thomas
Vendedora
Michaela
Luana
Cabo
Gabriel
André
Penitente
Carol
Michaela
Romeiro I
Rafael
Paulo
Romeiro II
Gabriel
Gabriel
Boi
Luigi
Pedro
Moribundo
Noel
Luigi
Cego
Michaela
Luana
Beata
Luana
Thatyane
Menina
Evelyn
Sofia
Menino
Alice
Carol
* Tinhoso
Gabriel
André
* Consciência
Noel
Amanda
* Esperança
Carol/Thatyane
Carol/Michaela

* Personagens introduzidos pela equipe
https://revolucaobeatos.blogspot.com.br/p/mensagem.html






*

Nenhum comentário:

Postar um comentário